A Centena… com o MAB

Esta página surge da necessidade de se irem apresentando outros aspectos da área da Matemática que no dia-a-dia desta turma vão surgindo e sendo trabalhados.

Citando o (novo) Programa de Matemática do Ensino Básico (2009:2) a Matemática não é uma ciência sobre o mundo natural ou social, no sentido em que o são outras ciências, mas sim uma ciência que lida com objectos e relações abstractas…”

A compreensão do sistema de numeração decimal desenvolve-se gradualmente nos alunos, de forma diferente de aluno para aluno, integrando a compreensão do valor posicional dos algarismos e da sua estrutura multiplicativa (ex: formamos 1 dezena com um conjunto de 10 unidades, formamos 1 centena com um conjunto de 10 dezenas…).

Esta situação de passagem da unidade para a dezena e da dezena para a centena … nem sempre é de fácil compreensão para todos os alunos, por muito que eles saibam contar, escrever números…, daí a necessidade de se usarem materiais manipuláveis – que facilitem a compreensão dos conceitos e ideias matemáticas que lhes estão subjacentes.

Hoje, pela segunda vez, na nossa sala de aula, e em pares, trabalhamos o conceito de centena com o Material Multibásico ou Multibase  (base 10).

Assume-se que para alguns alunos se tornou mais fácil a compreensão do porquê da passagem da unidade para a dezena e da dezena para a centena… No entanto, para que todos os alunos cheguem a essa compreensão muitas mais aulas do género são necessárias.

Como em todas as outras páginas, aqui ficam algumas imagens dos alunos a trabalhar, bem como o recurso didáctico elaborado para posterior sistematização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recurso didáctico elaborado para a consolidação do trabalho feito com a manipulação do MAB:

trabalhando a centena_MAB

 

 

 

Isabel Almeida, 08/Nov./10

 

 

Hoje, dia 10, tivemos a oportunidade de realizar o recurso didáctico a fim de verificar as dificuldades dos alunos. Embora maioritariamente os alunos não tenham sentido dificuldades na realização do mesmo, tal como eu já esperava, há necessidade de voltarmos a trabalhar com o MAB pois 3 ou 4 alunos ainda revelaram algumas dificuldades.

Apresentam-se alguns registos feitos pelos alunos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isabel Almeida, 10/Nov./2010

 

 

 



10 respostas a A Centena… com o MAB

  1. Pedro Pato diz:

    Olá Professora Isabel.
    Também gostei muito de ver no nosso blogue as actividades realizadas na aula, bem como as fotografias do S. Martinho.
    Também gostei dos comentários dos meus colegas.
    De todas as actividades feitas na aula, a que mais gostei foi a da flutuação nos líquidos.
    Gostei muito de ver os trabalhos realizados por nós.
    Beijinhos e até amanhã.
    Pedro Pato

    • Olá Pedro.
      Espero que já estejas a dormir, pois amanhã temos muito trabalho para fazer na escola.
      Gostei de saber que a tua página preferida é a das ciências. Essa é a página preferida de muita gente. Falta colocar lá a última actividade, mas ainda não tive tempo para isso. Terá de ser no fim de semana.
      Sabes, desde o dia dois de Outubro já tivemos mais de três mil visitas e essa é a página mais procurada.
      Só no dia 16 de Novembro o nosso blogue teve 347 visitas. O que é muito bom. Talvez signifique que as pessoas gostam do que temos feito.
      Hoje marquei uma data e hora para irmos à Biblioteca da escola mostrar o blogue aos meninos que não têm Internet em casa, assim como nós não temos na escola.
      Até amanhã Pedro.
      Beijinhos.
      profª Isabel

  2. Matilde diz:

    Olá professora Isabel Almeida a minha página favorita também é a das ciências.
    O meu trabalho favorito das ciências é o último que fizemos.
    Beijinhos da Matilde Serra.
    Adeus professora Isabel Almeida.

    • Olá Matilde.
      Fico feliz que gostes da página das ciências. Agora já temos mais uma página “Da semente à planta” que está separada das outras, mas depois vai para junto delas, pois faz parte da Educação em Ciências.
      Ontem estive a preparar tudo para a aula de 3ª feira.
      Eu também gosto muito dessas páginas, assim como de todas as outras, pois nelas estão os vossos trabalhos, aquilo que fizeram no decorrer das aulas.
      Beijinhos também para ti.
      Até amanhã.
      Isabel

  3. cialis diz:

    Aloha there! I really respect what you’re posting here. Keep working that way.

  4. cardaddy diz:

    Thank you for your website ! I’ve just shared it.

  5. filipa diz:

    olá professora.O meu filho começou a jogar ao banqueiro na aula e gosta muito.Acha que me pode dizer onde se compra essas peças .

    • Olá Filipa.
      Ainda bem que o seu filho joga na escola o “jogo do banqueiro”. Sem que ele se aperceba está trabalhar matemática, manipulando e compreendendo. Está a construir o sentido de número, a compreender como se passa da unidade para a dezena…
      O MAB (material multibásico) hoje em dia já é um material muito conhecido e, ao contrário do mais antigo que era em madeira, agora já se compra em material mais maleável e mais barato. Como não sei onde vive não lhe posso indicar um local onde possa comprar, mas se for a uma boa livraria de material didáctico, mesmo que ela não tenha, facilmente o encomenda.

      Isabel Almeida

  6. Pingback: Os números de 2011 | 2ºA_construindosonhosesaberes

Deixe uma resposta para cialis Cancelar resposta