A electricidade no dia a dia

Há já duas semanas que começamos o estudo da temática “A electricidade no nosso dia a dia” em situação de sala de aula.

Esta temática está enquadrada no âmbito das orientações do Currículo Nacional (ME: 2001) que aponta para a “realização de actividades experimentais simples sobre electricidade (…), e no Programa do 1º CEB, o qual advoga a “realização de experiências simples com pilhas, lâmpadas, fios e outros materiais condutores e não condutores”.

Do mesmo modo, as metas intermédias (2º ano)  na área das Ciências Naturais (ME: 2010) apontam no sentido de trabalhar com os alunos de forma aos mesmos identificarem diferentes fontes de energia (tomada, bateria, pilha…) numa variedade de situações do dia a dia …

Não sendo uma temática que vá ser explorada em todas as suas potencialidades neste ano lectivo, o estudo da mesma tem como finalidades levar os alunos a compreender que:

  • a maioria da energia eléctrica que usamos no dia a dia é produzida por centrais eléctricas;
  • a energia eléctrica é utilizada com diferentes propósitos: iluminação, aquecimento, funcionamento de aparelhos como relógios, telemóveis… através de diferentes fontes (pilhas, baterias…);
  • a electricidade é uma energia indispensável à sociedade em que estamos inseridos;
  • é possível e preciso poupar electricidade/energia eléctrica (os pequenos gestos fazem a diferença)
  • para fazer acender uma lâmpada é necessário haver um circuito eléctrico fechado: a fonte de alimentação (pilha) e o receptor (lâmpada) têm de estar ligados entre si.
  • numa ligação em série, várias lâmpadas estão ligadas umas às outras;
  • numa ligação em série quando uma lâmpada funde (ou está desenroscada) as outras deixam de emitir luz (apagam-se), porque a passagem de energia é interrompida;
  • há materiais que são bons condutores de energia eléctrica e outros que são maus condutores ou isolantes
  • cuidados que cada um de nós deve ter no manuseio dos aparelhos eléctricos;

As actividades realizadas no âmbito deste tema, por si só, são actividades que despertam a curiosidade dos alunos, motivando-os para aprendizagens que a nível da Sociedade, da Ciência e da Tecnologia são passíveis de contribuir para a formação de futuros cidadãos mais informados, responsáveis e interventivos.

Tal como se tem feito nas outras temáticas aqui ficam algumas das imagens de sala de aula, trabalhos dos alunos e os recursos elaborados para o efeito:

Levantamento das ideias dos alunos sobre os materiais necessários para acender uma lâmpada

O trabalho experimental dos grupos


Os recurso elaborados para as aulas:
electricidade _10_11

electricidade _10_11_Isabel

Maio, 2011



Deixe um comentário