Formação Cívica_2ºP…Em parceria

Esta página vai ser dedicada, essencialmente, às actividades realizadas no âmbito do trabalho de parceria realizado com a Unidade de Apoio à Multideficiência (UAM) e  que fazem parte do projecto: “EDUCAÇÃO PARA A SOLIDARIEDADE E PARA OS DIREITOS HUMANOS”

Tal como foi dito, outras actividades estavam a ser preparadas para serem trabalhadas com e pelos alunos, no âmbito das duas temáticas em estudo.

Para tal foi elaborado um “mini” projecto ao qual se deu o nome de “EDUCAÇÃO PARA A SOLIDARIEDADE E PARA OS DIREITOS HUMANOS”, o qual tem a colaboração da Unidade de Apoio à Multideficiência, existente na escola, no mesmo bloco da nossa sala de aula.

Ontem tivemos o primeiro dia de trabalho em que houve colaboração da Unidade, na pessoa da professora Paula Pereira que, foi à nossa sala de aula e, duma forma muito clara,  falou de aspectos inerentes às crianças que estão na Unidade tendo como suporte a apresentação de dois PowerPoint´s.

Foi extremamente motivante ver a recepção dos alunos e as questões que os mesmos levantaram, o que vai ao encontro dos objectivos definidos aquando da realização da proposta de trabalho: Sensibilizar os alunos para as crianças que sendo limitadas em algum(uns) aspectos físicos ou outros, têm os mesmos direitos de todas as outras crianças e merecem todo o nosso respeito,  carinho e solidariedade.

Aqui ficam dois momentos dessa aula especial:


À professora Paula o meu muito obrigada, pela sua colaboração neste “mini” projecto, e pelo momento que hoje todos partilhámos e que contribuiu para que ficássemos todos mais informados (mais ricos) sobre quem está tão próximo de nós e que por vezes esquecemos.

Obrigada em meu nome e em nome de todos os alunos do 2º Ano, Turma A.

Para que os pais, encarregados de educação e outros possam conhecer o projecto que foi elaborado, aqui fica o mesmo.

Educação_Solidariedade-1

Ainda durante a visita da professora Paula à nossa sala de aula, foi pedido aos alunos que fizessem um desenho para oferecer “às meninas” da Unidade. Eis alguns desses desenhos que já revelam alguma solidariedade para com quem, como as “meninas” da Unidade precisa de andar em diferentes tipos de cadeira de rodas.


Isabel Almeida, 10/Fev./2011

Hoje, 14 de Fevereiro, tivemos mais uma actividade partilhada com a UAM. Durante o intervalo, dois alunos apoiaram as “meninas” da Unidade: o Tiago e a Andreia. Amanhã serão outros dois. Ninguém é obrigado, mas todos querem participar.

Depois do intervalo (da manhã), toda a turma foi visitar as instalações da Unidade.

Os alunos tiveram a oportunidade de usufruir de um lugar muito diferente de uma sala de aula convencional. “Ocuparam” os diferentes espaços, tomaram conhecimento de algumas das actividades que são trabalhadas com as meninas e ouviram uma história.

“Falar com as mãos” foi a história contada pela professora Paula.

No final já todos os alunos sabiam como se “dizem” algumas palavras da linguagem gestual.

Foi uma visita importante para estes alunos. É necessário que eles vejam, sintam e compreendam que há crianças da idade deles que não nasceram com as mesmas possibilidades/capacidades físicas e mentais com que eles nasceram. E, é importante que eles aprendam a conviver com “as meninas” da Unidade e a serem solidários com as suas reais necessidades.

Penso que hoje foi dado um pequeno passo nesse sentido. É com pequenos passos que estes alunos vão construindo os seus sonhos e os seus saberes. Obrigada à professora Paula e a toda a equipa da Unidade que tão bem nos recebeu.

Aqui ficam algumas imagens desses momentos:

Um livro de pano que é usado pela “meninas” da Unidade…Um livro para ser sentido (tacteado) e ouvido

Alunos ouvindo a história…

A próxima sessão decorrerá na nossa sala de aula.

Isabel Almeida, 14/Fev./2011

Hoje, dia 28 de Fevereiro, a sessão de trabalho foi na nossa sala de aula (2º ano).

Tivemos a visita de duas meninas da Unidade. Só vieram duas porque as outras estavam a dormir. Para a próxima esperamos que venham todas.

Os alunos do 2º A dramatizaram 4 lengalengas e cantaram duas canções. Foi muito bom partilharmos um bocadinho do nosso tempo com estas meninas.

Em baixo deixamos algumas imagens sobre os momentos passados na sala do 2º A.

A Luísa a dramatizar uma lengalenga…

As meninas da Unidade e as professoras que as acompanharam…

A Rita que também dramatizou uma lengalenga, assim como a Mafalda e o Pedro Pato.

Foi um momento muito especial, pois os alunos do 2º A, durante breves minutos partilharam aprendizagens e saberes com as meninas da Unidade, aproximando-se um pouco mais.

Isabel Almeida, 28/Fev./2011



2 respostas a Formação Cívica_2ºP…Em parceria

  1. Paula Pereira diz:

    Olá meninos do 2º ano e professora Isabel:
    Foi um prazer trabalhar convosco, são uns meninos muito atentos e curiosos. Espero que este projecto vos ajude a entender melhor as vossas colegas da Unidade, as suas dificuldades mas, sobretudo, aquilo que elas são capazes de fazer e sentir. Um beijinho para todos e até sempre.
    Paula Pereira

    • Olá professora Paula.
      Nós agradecemos muito o que nos tem ajudado a “ver” e compreender.
      Obrigada por tudo o que tem feito connosco.
      Estamos sempre a aprender.
      Beijinhos dos meninos do 2º A e da sua professora Isabel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s