Polidrons…trabalho com…

Hoje, em sala de aula trabalhámos geometria a três dimensões com os polidrons.

Esta foi mais uma aula dada no âmbito do geometria – trabalhar diferentes poliedros.

Pensamos que ao recorrer a diferentes recursos didácticos (estruturados ou não estruturados) estamos a contribuir para a compreensão de conceitos geométricos, que iniciados desde os primeiros anos de escolaridade, vão acompanhar os alunos ao longo dos muitos anos de  escolaridade.

Esta foi uma primeira aula com este tipo de material. O entusiasmo dos alunos era muito, pois só o facto de poderem trabalhar com um material novo e tão colorido, que dava para fazer construções… deixou-os quase hilariantes.

Para além do cubo, do paralelepípedo, das pirâmides… os alunos tiveram a oportunidade de “construir” alguns dos “Poliedros Regulares Convexos ou Sólidos Platónicos”.

Sólidos Platónicos são cinco poliedros regulares convexos cujas faces são todas congruentes entre si e, em que cada um dos seus vértices, converge o mesmo número de arestas. Entre eles encontram-se:

  • o tetraedro –  pirâmide triangular (as faces são triângulos equiláteros todos congruentes)
  • o cubo (as faces são quadrados todos congruentes)
  • o dodecaedro (as faces, em número de 12, são pentágonos regulares todos congruentes)

Entre outros, os alunos tiveram oportunidade de construir estes três Sólidos Platónicos. Claro que a finalidade não é que os alunos saibam o nome destes poliedros; que saibam que eles fazem parte dos Sólidos Platónicos, mas sim que tenham oportunidade de saber que há outros sólidos para além daqueles que começam a reconhecer e que têm características muito próprias.

Aqui ficam algumas imagens da aula.

o dodecaedro a ser construido

No final, o registo do que foi feito no caderno diário…

Não posso deixar de agradecer à mãe do Pedro P., a professora Márcia, o apoio que deu nesta aula, através do empréstimo de polidrons. Sem esse empréstimo, era impossível ter todos os alunos a trabalhar ,em simultâneo, pois os que a escola possui não são suficientes.

Márcia, o meu muito obrigada.

Isabel Almeida, 01 Março/2011

2 respostas a Polidrons…trabalho com…

  1. Fantastic post, good work. This Could hardly possibly be wrote any better. Looking over this article reminds me associated with our recently available workplace! He consistently stored discussing the following. I’ll forward this post to him or her. Fairly certain he’ll almost certainly employ a enjoyable understand. Appreciate your putting up!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s