Formação Cívica_1ºPeríodo

Como foi referido na página dedicada à “FORMAÇÃO CÍVICA”, no âmbito desta Área os alunos do 2º ano de escolaridade, andam a trabalhar duas temáticas que, estando interligadas são de uma importância crucial no século XXI.

Essas temáticas são:

– Educação Ambiental;

– Educação para a sustentabilidade.

De momento, e no âmbito da Sustentabilidade (na/da TERRA) os alunos andam a trabalhar “A Água no Planeta TERRA – aspectos do seu consumo e respectivos impactes”.

As questões-problema a desenvolver com os alunos e respectivas famílias, em trabalho individual, de pares, de grupo e/ou colectivo  são as seguintes:

  • Onde existe e como está distribuída a água pelo planeta?
  • Será que toda essa água é bebível (tal qual se encontra)?
  • Além de a beber, o ser humano utiliza água para quê?
  • Que quantidade de água consume a tua família (do aluno) mensalmente?
  • Como podemos poupar água?

Claro que emergentes destas questões muitas outras estão a surgir. Tendo em conta o ano de escolaridade, estamos a tentar dar resposta a todas de uma forma clara para que seja entendida por todos os alunos, mas também cientificamente correcta para que não se criem ideias ingénuas e/ou erradas (Concepções Alternativas) nos alunos.

Para implementação da temática em sala de aula, foram concebidos alguns recursos, nomeadamente, para os alunos, os quais deixamos aqui:

A água no Planeta TERRA

Ao ser trabalhada em sala de aula e em casa com os pais/encarregados de educação, a temática “Água no Planeta Terra” tem sensibilizado os alunos para a questão da água, da sua quantidade e qualidade e tem dado origem a trabalhos muito interessantes, dos quais se deixam alguns exemplos:

Trabalhos realizado por alunos na escola e depois continuados em casa com o apoio da família (é sempre importante os pais acompanharem o trabalho dos filhos na escola – torna mais estreita a ligação escola/família e os alunos sentem que a família se preocupa e acompanha o seu percurso escolar).

 

 

 

 

 

 

Diferentes alunos – diferentes níveis de desempenho, mas  a mesma finalidade: construir aprendizagens, tornar-se um cidadão mais consciente, responsável e interveniente.

Pesquisa feita pelos alunos...

Exemplos de pesquisa feita pelos alunos com o apoio dos pais/encarregados de educação

Mais exemplos de pesquisa feita pelos alunos…

Alguns livros trazidos pelos alunos (principalmente o Gonçalo G.) e que estão a servir para leituras diversas:

Os meus agradecimentos a todos os pais/encarregados de educação que estão a colaborar nos trabalhos dos alunos.

Isabel Almeida, 09/Nov./2010

Semanalmente, à 5ª feira, no âmbito da temática em estudo em Formação Cívica, temos vindo a trabalhar diferentes questões-problema, actuais e de extrema importância, não só para os alunos, mas também para todos nós enquanto cidadãos.

Os pais/encarregados de educação têm apoiado os seus educandos no trabalho de pesquisa que lhes é pedido, o que eu, enquanto professora, reconheço o esforço que fazem e agradeço.

Hoje, o Francisco, apresentou um cartaz realizado com o apoio da mãe, ao qual não posso deixar de dar realce neste nosso cantinho.

Esse cartaz serviu para o próprio aluno “dar uma aula” aos seus colegas, sobre o trabalho apresentado. Os meus parabéns ao Francisco e à sua mãe , pois ele mostrou que sabia o que tinha estado a fazer e foi capaz de passar a mensagem a todos os colegas.

Estes pequenos grandes momentos são extremamente importantes para toda a turma, pois motiva os alunos para o que andam a trabalhar/estudar e fazem a ponte entre a escola e a família, numa união de sinergias que cada vez mais devem estar presentes na vida das crianças de hoje, cidadãos de amanhã, que se pretendem responsáveis, activos, críticos e intervenientes.

Aqui ficam algumas das imagens da “aula” em que o Francisco foi o principal interveniente.

Tema do cartaz: ÁGUA – SITUAÇÃO MUNDIAL

O Francisco a apresentar o trabalho realizado…

O cartaz que ficou exposto na sala de aula para que todos possam ler e  compreender/apreender o seu conteúdo.

Entretanto, outras questões foram e ou estão a ser trabalhadas em sala de aula (e  em casa com o apoio dos encarregados de educação) no âmbito do tema em estudo.

Outras questões… outros produtos dos alunos…

Mais trabalhos realizados pelo Francisco e pelo Gonçalo G.

Trabalho realizado com o apoio da família, tão importante para os alunos e para a sua formação integral. Embora graficamente o esquema não esteja perfeito (é um aluno do 2º ano), o seu conteúdo está correcto e, na cabeça do aluno a situação está bem clara e compreendida

Mais um bom exemplo de como a família pode apoiar nos trabalhos a realizar pelos os alunos. Escola e família têm a mesma finalidade: contribuir para a formação cívica dos alunos.

Embora já o tenha feito, não posso deixar de voltar a agradecer o quanto tem sido importante o apoio dos pais na realização destas actividades.

Para que quem desejar  ter acesso aos recursos elaborados para trabalhar com os alunos, eles aqui ficam:

A água no Planeta TERRA_PARTE2

Isabel Almeida, 18/Nov./2010

No dia 25 de Novembro continuámos a trabalhar a(s) questão (ões) que vão sendo levantadas à medida que progredimos no estudo da temática da Água no Planeta Terra. Neste momento são mais os alunos a levantar questões do que a própria professora. Para mim, isso significa que eles estão motivados e curiosos, querendo saber cada vez mais.

Parte do trabalho foi realizado a pares. Estratégia/metodologia de trabalho que se vai alternando com a de trabalho individual e a de grupo. Os produtos dos alunos são exemplificativos do seu empenho.

Aqui ficam para que os possam apreciar.

Pares de alunos diferentes, trabalhos bem diferentes, mas ambos ricos nos seus conteúdos.

Pormenor do mesmo trabalho de cima…


Isabel Almeida, 28/Nov./2010

  • Que quantidade de água consume a tua família (do aluno) mensalmente?
  • Como podemos poupar água em casa e na escola?

Exemplos dos trabalhos dos alunos:

Pormenor da resposta à questão 2 sobre como poupar água na escola e em casaEsta era uma das muitas questões que se pretendia levantar (ao longo do desenvolvimento da temática em estudo) e cujo trabalho sobre a mesma já foi iniciado. Embora o levantamento do volume de água consumida por cada família ainda não esteja completo, a turma já tem alguns dados que vão servir de base para trabalharmos diferentes áreas: Matemática, Formação Cívica, Estudo do Meio, Ciências… Mesmo tendo só trabalhado a variável “número de membros da família” em relação ao volume de água gasta (apenas oralmente e com a apresentação dos dados no quadro da sala de aula) os alunos já compreenderam que há famílias que são mais “gastadoras” que outras e, por isso há necessidade de começarmos, TODOS, a economizar água. Aqui ficam os dados que serviram de mote para discussão e debate em sala de aula:

(Como curiosidade, foi extremamente interessante ver alunos, que ainda não tendo trabalhado a numeração até ao milhar,  a tentar e conseguir ler números com dezenas de milhar. Claro que ter a noção da quantidade de cada número ainda é muito difícil para estes alunos)

Estes são alguns dados das famílias que vão servir para trabalhos futuros. A motivação dos alunos é grande, pois estão a trabalhar de forma contextualizada, com dados seus, o que é sempre motivante.

Para “concluir”, organizou-se um registo que continha três imagens de situações de seca, de falta de água, de dificuldade de acesso a um bem que é Património da Humanidade, por isso, um bem de todos que deve ser usado com responsabilidade e civismo.

Pretendia-se que os alunos observassem as imagens e as comentassem.

Este trabalho deu origem a diferentes debates em sala de aula que, embora diferente de aluno para aluno, foi passível de promover a consciência cívica dos alunos relativamente a assuntos actuais, e pelos quais todos somos responsáveis. E é bem cedo que devemos começar a lidar com eles.

De forma a que os alunos compreendessem a importância da água no planeta foram sendo referenciados alguns documentos e aspectos neles constantes, um dos quais foi “A carta da água”. Nos anos de escolaridade seguintes teremos oportunidade de explorar com mais profundidade este documento.

Deixo-o aqui para quem o quiser ler.

CartadaAgua

Assim como uma hiperligação que vos levará a alguns vídeos que evidenciam alguns dos contrastes na utilização da água, assim como da sua distribuição pelo planeta e cuidados a ter com a mesma.

São vídeos para nos colocar a TODOS a PENSAR.

Pena que não sejam em português.

Para terminar a temática foram lidos e explicados aos alunos os diferentes princípios da “Carta da Terra para Crianças” .

Pelas suas observações, pela sua curiosidade que mostram ao relê-la (na sala de aula há dois exemplares da referida carta, estando um deles exposta na parede da sala de aula, página a página para que possa ser lido por vários alunos em simultâneo), os alunos revelam que o estudo das temáticas e a procura de resposta a todas as questões que foram sendo levantadas deixou os alunos sensibilizados para com o Ambiente Natural e a sua protecção (neste caso a água e questões relacionada com a problemática da sua sustentabilidade).

Para quem quiser ter acesso à “Carta da Terra para crianças”, aqui  fica a mesma.

cartaTerraCriancas

Isabel Almeida, 12/dez./2010

7 respostas a Formação Cívica_1ºPeríodo

  1. Ana Carla (sem Dra.) diz:

    Aproveito este espaço para dar os meus parabéns ao Francisco e à mãe. O Gonçalo falou muito neste trabalho em casa, também motivado pela apresentação do Francisco.
    Sempre que tenho uns minutinhos venho ao blogue espreitar estas actividades interessantes para poder ir conversando em casa, com a família mais próxima, sobre estas temáticas. Enquanto Pais, gostamos de participar em tudo o que for possível e assim, estarmos mais próximos da escola e das suas vivências, contribuindo para a formação do nosso filho. Obrigada a todos aqueles que tornam isto possível.

    • Boa noite Ana Carla (sem Dra.)
      Obrigada pela sua visita ao nosso blogue, pelo comentário que fez e por acompanhar de perto as actividades escolares do seu filho.
      Espero ver mais comentários seus, sugestões de outras páginas que gostasse de ver no blogue, críticas…
      Estamos abertos a todas as sugestões…
      Isabel Almeida

  2. Manuel Pinho Oliveira diz:

    Quero dar desde já os meus parabéns à professora Isabel Almeida pelo magnifico trabalho que está a fazer com esta turma. O blog está muito bem construído.Gostei!! Um abraço para vocês todos.

    • Boa tarde.
      Obrigada pelo seu tão agradável comentário.
      Sem falsas modéstia, aceito e agradeço o elogio que me é dirigido enquanto professora, mas considero que os alunos são os principais responsáveis pelo que aprecia no blogue, pois os produtos que nele constam são fruto do seu trabalho.
      Assim como aceitámos o seu elogio, também estamos abertos a sugestões, críticas… que contribuam para a melhoria do blogue.
      Obrigada.
      Isabel Almeida

  3. Pingback: Os números de 2010 | 2ºA_construindosonhosesaberes

  4. Carolina Tavares Bastos Fonseca Pereira diz:

    Olá prof. gostei muito do filme que puseste no nosso Blog, e além do mais, ele ajuda-nos
    a perceber que devemos poupar água e também que não a devemos poluir, porque há muita gente que precisa dela ainda mais do que nós.
    Adeus e até amanhã.
    Carolina B.

    • Olá Carolina.
      Ainda bem que gostaste do vídeo.
      A intenção era, exactamente, mostrar aquilo que tantas vezes falámos em sala de aula: a água é um bem precioso e há milhões de pessoas que não têm acesso a ela da forma que nós temos. Por isso todos devemos utilizar bem um bem tão precioso, pois sem água (de qualidade e em quantidade suficiente) não há vida.
      Beijinhos para ti.
      Até amanhã.
      Isabel Almeida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s