Da plasticina ao Magalhães

Segundo o advogado pelo Programa de Matemática do Ensino Básico (ME, 2009) o  processo de ensino e aprendizagem da geometria, nomeadamente, o reconhecimento e caracterização dos sólidos geométricos, deve privilegiar a exploração e a experimentação de materiais manipuláveis como o barro e a plasticina, assim como outros recursos.

Foi com plasticina que em sala de aula se deu início ao estudo da temática. A partir da observação e manipulação dos diferentes sólidos em madeira, os alunos partiram para a modelação de réplicas em plasticina.

Nem todos saíram perfeitos à primeira mas, com algum esforço e empenho dos alunos, começaram a surgir estratégias de modelação que acabaram por resultar nos produtos cujas imagens vão ficar nesta página.

Mas… a aula não terminou aí. Como segundo recurso foi utilizado o MAGALHÃES… infelizmente o bloco não tem Internet… serviu o Paint para os alunos tentarem desenhar os sólidos que haviam modelado.

Foi uma aula muito colorida, rica em aprendizagens (o que faço não esqueço), mas também muito excitante para os alunos e, por isso, muito barulhenta, mesmo, demasiado barulhenta (basta imaginar vinte e um alunos a pedirem apoio no uso dos computador quase em simultâneo).

Desta vez a regra de ouro da sala: primeiro –  tento fazer; segundo – volto a tentar;  terceiro –  peço ajuda… foi rapidamente esquecida, mesmo pelos mais cumpridores!

Valeram-me alguns alunos que, como vem sendo hábito, foram apoiar os que se encontravam em maiores dificuldades.

Este foi uma das muitas aulas que irão ser trabalhadas no âmbito  de uma temática que vai acompanhar os alunos ao longo de vários anos de escolaridade em diferentes ciclos.

Cada aluno moldou uma esfera, um cubo, um paralelepípedo e um cone, utilizando plasticina.

Mas a aula ainda não havia terminado. Desta vez foi lançado novo desafio aos alunos: através do Paint desenhar os sólidos que haviam moldado. Não foi tarefa fácil, nem todos o conseguiram, mas as aulas ainda não terminaram… assim como não terminou o trabalho a realizar com os alunos neste âmbito.

Aqui ficam algumas imagens dessa fase da aula.

Isabel Almeida, 04/Dez./2010

O entusiasmo e motivação que esta aula gerou nos alunos foi grande. Por isso, o Gonçalo G. que se esqueceu de levar o “Magalhães” para escola (na aula trabalhou com outro colega), não quis deixar de fazer, no seu computador e em casa, o que os colegas haviam feito na sala de aula.

Depois de o ter feito enviou-o por email (provavelmente com o apoio dos pais). Junto-o a esta página para que o possam apreciar.

Mais uma vez se constata o quanto é importante a ligação dos pais à escola e vice-versa. Pelo facto de haver essa interacção há construção de conhecimentos no âmbito das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) por parte deste e outros alunos. O trabalho acima apresentado é prova disso mesmo.

Obrigada e parabéns Gonçalo e respectiva família.

Isabel Almeida, 11/Dez./2010

Ontem, dia 17 de Dezembro recebi via email mais um trabalho , desta vez realizado pelo Pedro Pato, no âmbito do conteúdo desta página.

Vou deixá-lo aqui para que todos o possam apreciar.

Pedro, obrigada pelo teu trabalho. Ele está perfeito. É um exemplo  em que  ao aspecto tridimensional é nítido e dá para perceber.

Numa próxima aula em que estejamos a trabalhar geometria no Magalhães, vou pedir-te que apoies os teus colegas que revelaram mais dificuldades neste trabalho. Pode ser?!

A sua realização deve ter obrigado a um esforço não só teu mas, provavelmente, também dos teus pais. Obrigada a todos, pois essa colaboração da família é extremamente relevante, principalmente para o Pedro.

Um Bom Natal para ti e para toda a tua família.

Isabel Almeida, 18/Dez./2010

O estudo da geometria e o uso das TIC em sala de aula continua…

Na última 5ª feira os alunos tiveram a oportunidade de realizar diferentes trabalhos no Magalhães.

Por sugestão minha, O Gonçalo G. com o apoio do Pedro P. voltou a desenhar os sólidos geométricos no Paint. Desta vez os sólidos foram desenhados com mais pormenor, onde o aspecto tridimensional é mais visível.

Como não foi possível terminar o trabalho em sala de aula, o Gonçalo terminou-o  em casa e enviou-mo através do email.

É com enorme satisfação por ver alunos tão empenhados a utilizar as TIC para a realização de trabalhos em diferentes áreas (apesar de serem alunos do 2º ano) que deixo aqui o novo trabalho do Gonçalo.

Parabéns Gonçalo. O teu trabalho está muito bom. Agora também tu, já podes ajudar colegas teus a realizar este trabalho.

Obrigada Pedro pelo apoio que deste ao Gonçalo. Os dois estão de parabéns.

Aqui fica o trabalho do Gonçalo para que o possam apreciar.

Isabel Almeida, 12/Março/2011

14 respostas a Da plasticina ao Magalhães

  1. Luísa Macedo Mendonça diz:

    Olá Professora Isabel
    Gostei muito e continuo a gostar de trabalhar no Magalhães.
    Fazemos muitas coisas divertidas no nosso Magalhães.
    Até passamos textos, fazemos formas geométricas e outras coisas mais.
    Beijos da Luísa

  2. Olá Luísa.
    Ainda bem que gostaste de trabalhar no Magalhães.
    Em sala de aula vamos fazê-lo mais vezes.
    Beijinhos.
    Isabel Almeida

  3. Pedro Pato diz:

    Olá Professora Isabel.
    Sempre que posso venho, com os meus pais, visitar o nosso blogue para vermos as novidades. Gostei muito das fotos novas da nossa sala de aula.
    Eu gostei muito do dia em que levámos o Magalhães. Quero que saiba que, em casa, já escrevi uma história e fiz figuras geométricas no Magalhães.
    Até amanhã.
    Pedro Pato

    • Olá Pedro.
      Vou deixar-te um desafio: se já escreveste uma história e fizeste figuras no Magalhães, grava os documentos e pede aos teus pais que te ajudem a enviá-los por email, para eu os colocar no nosso blogue.
      Tens é de lhes pedir ajuda, mas começas a aprender como anexar documentos a uma mensagem.
      Pode ser?
      Beijinhos.
      Isabel

  4. Gonçalo Garcia diz:

    Olá Professora,

    Todos os meninos fizeram um óptimo trabalho.
    Gostei muito da aula sobre os sólidos geométricos e de ver as fotos no blogue.
    Como não levei o Magalhães nesse dia vou fazer os sólidos em casa e envio por mail.
    Para todos os que vierem ao blogue, desejo um bom fim-de-semana.
    Beijos do Gonçalo G

  5. Gonçalo Garcia diz:

    Olá professora.
    Fiquei muito, muito, contente por ter colocado o meu trabalho no blog.
    Os meus pais ajudaram -me a enviar o email e a guardar o trabalho, os desenhos fui eu que fiz no paint. Obrigada.
    Beijinhos Gonçalo G.

    • Olá Gonçalo, bom dia.
      Eu tinha dito que se fizesses o trabalho que o colocava no blogue. Portanto, fiz o que havia prometido.
      Ele está muito bom. O fundo preto faz realçar as imagens.
      Ainda bem que os teus pais te ajudaram. Assim estás a trabalhar novas competências com a colaboração da tua família. Isso é muito bom.
      Beijinhos e até amanhã.
      Isabel

  6. Pedro Pato diz:

    Olá Professora!
    Gostei muito de ver os meus trabalhos no blogue. De facto, tive ajuda dos meus pais que me ensinaram a fazer os sólidos. Penso que estou preparado para ajudar os meus colegas.
    Desejo-lhe umas boas férias e um Feliz Natal.
    Beijinhos.
    Pedro Pato

    • Boa noite Pedro.
      Eu sabia que ias gostar de ver aqui o teu trabalho. Eu não podia deixar de o colocar no blogue, pois havia prometido que o fazia.
      Ainda bem que te sentes preparado para apoiar os teus colegas.
      Sabes, ao ajudar os outros acabamos por se aprender sempre algo mais.
      Bom Natal e Bom Ano 2011.
      Beijinhos para ti e toda a família.

  7. Pedro Pato diz:

    Olá Professora.
    Gostei de ver o trabalho do Gonçalo no blogue.
    Agora já pode contar com dois ajudantes para auxiliar na construção dos sólidos.
    Beijinhos.

    Pedro Pato

    • isabel almeida diz:

      Olá Pedro.
      Ainda bem que gostaste de ver o trabalho do Gonçalo, que tu ajudaste a realizar.
      É verdade, agora já tenho dois ajudantes em sala de aula e gostava que todos os alunos os desenhassem no Paint para que fossem colocados aqui.
      Beijinhos para ti.
      Até amanhã.
      Isabel Almeida

  8. Henrique Pedro Dias - Tio do Pedro Pato diz:

    Cara Profª Isabel Almeida,
    Os meus sinceros parabéns pelas suas iniciativas, pela apresentação deste blog, e pelo incentivo na aprendizagem que introduz aos seus alunos, e especificamente no meu sobrinho Pedro Pato.
    Aproveito esta oportunidade para a informar que, se julgar oportuno e relevante, estarei disponível para ajudá-la a motivar os seus alunos pela descoberta da engenharia, nomeadamente a construção civil, onde tenho desenvolvido a minha actividade desde 1995.
    Deixo o meu contacto de email e tmn (962302244) para utilizar se assim necessitar.
    Esperando que consiga sempre desenvolver as melhores formas de motivar as crianças pela aprendizagem, e pelo conhecimento em geral, subscrevo-me com os melhores cumprimentos
    HPDias

    • Boa noite sr. Henrique.
      Obrigada pelas seu tão agradável comentário. Creia que eu gostaria de fazer ainda mais, quer relativamente ao que faço com a turma (os meus alunos), quer a este blogue, mas o tempo pós aulas e respectiva preparação das mesmas (para os dias seguintes) é muito pouco. No entanto, não posso deixar de dizer que a qualidade deste blogue tem muito a ver com os próprios alunos, os seus trabalhos, a sua apetência pelas aprendizagens, o carinho que dedicam ao que fazem, à relação existente entre alunos, professora, pais/encarregados de educação…
      Agradeço a sua oferta e será um prazer ter um especialista, em determinada área, para contribuir com os seus conhecimentos. Vou aproveitá-la. Poderá não ser este ano, mas se a oferta se mantiver, na altura em que trabalharmos aspectos mais específicos da engenharia e/ou construção civil entrarei em contacto consigo.
      Os meus sinceros agradecimentos.
      Isabel Almeida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s