Avaliação_sementes

Embora a exploração da temática “Da semente à planta” não tenha sido dada por terminada, pois há actividades experimentais investigativas que ficaram para serem trabalhadas no 3º ano de escolaridade, foi feita uma avaliação das aprendizagens realizadas pelos alunos no âmbito das questões-problema desenvolvidas em sala de aula.

É essa avaliação que se vai deixar aqui, nesta página.

Isabel Almeida

2 respostas a Avaliação_sementes

  1. Ângela Francisca Fonseca Motta diz:

    Com base no que foi exposto pela Profª Isabel, a sua metodologia foi executada com subsídio no Currículo Nacional e no Programa de 1º CiEB, onde suas abordagens foram bastante significativas e dinâmicas;A utilização da lupa favoreceu dando a oportunidade aos alunos uma observação mais específica da constituição das sementes,no tamanho,na textura,que na visão normal não seria possível,possibilitando a diferenciação,a seleção e a verificação em mudanças de estado das sementes.Com a aquisição das lupas(que é de baixo custo) se levarmos em consideração a compra de uma certa quantidade de lupas que seram utilizador por várias turmas de alunos e um microscópio(mesmo já usado) a aquisição das lupas é bem mais em conta e serve para o desenvolvimento em outras temáticas,inclusive em outras disciplinas como:geografia e matemática;Se eu fosse a Profª em questão,mudaria a seqüência na abordagem das questões- problema como:Questão-_Como são constituídas as sementes? e Questão-3_Como se comportam sementes diversas quando são colocadas em água?Eu acho que haveria ou até mesmo houve uma confusão de ideias,fazendo o aluno voltar em suas decobertas.Por que não expor a constituição das sementes antes de fazê-los seguir para a parte prática quando eles foram colocar as semenetes em água?Não seria uma seqüência melhor parao raciocínio dos alunos!;Eu acredito que a professora obteve 100% de aproveitamento no que ela se propôs,pois houve tempo para os erros e acertos no decorrer do projeto,possibilitando a reflexão sobre o que tinha dado errado,fazendo o aprendizado ser crítico e reflexivo, como também,proporcionou vários outros conhecimentos em diversos ângulos como:a interdisciplinaridade,o trabalho humanizado,noções sociais e políticas.Esse projeto trouxe o diferencial, que foi poder analisar as experiências vividas pela Proª e pelos alunos, Eu enquanto futura educadora, obtive nessa análise uma base de como desenvolver um projeto desse porte nas minhas futuras aulas.

  2. Neila regina sousa brito diz:

    Em relação ao projeto de ensino das sementes das plantas podemos dizer a prática e a teoria estão relacionadas entre si.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s