Do geoplano ao papel…

Para que os alunos compreendam conceitos geométricos, quer no plano, que é a situação aqui apresentada, quer no espaço, é importante que  participem activamente, de forma prática e dinâmica, em diferentes situações de aprendizagem.

Nesse âmbito, a variedade de recursos recursos utilizados é fundamental (tangrans, geoplanos, papel ponteado, materiais não convencionais…), pois  as potencialidades de cada um, quando exploradas, são passíveis de promover nos alunos a construção de diferentes aprendizagens, quer a nível de conceitos, quer a nível de capacidades /procedimentos, nomeadamente:

  • o sentido espacial;
  • a identificação das figuras poligonais (e/ou geométricas)
  • a descrição (com compreensão) das suas propriedades;
  • a comparação de figuras entre si: semelhanças, diferenças…
  • a sua classificação a diferentes níveis (número de lados, número de ângulos…)

É nesta perspectiva que tem vindo a ser trabalhada a geometria em sala de aula. As imagens aqui apresentadas, correspondem a momentos em que os alunos utilizaram vários recursos para representar os polígonos:

  • o geoplano e elásticos coloridos, que lhes permitiu “construir” polígonos em diferentes tamanhos e posições;
  • papel ponteado e a régua para desenharem em suporte papel o que haviam construído no geoplano.

O resultado final, no papel, dos trabalhos dos alunos.

Isabel Almeida, 14/Jan./2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s