TIC em sala de aula

Como realça o Currículo Nacional (ME, 2001) a Educação Tecnológica no Ensino Básico deve concretizar-se através do desenvolvimento e aquisição de competências:

  • de utilizador universal;
  • de utilizador profissional e
  • de utilizador social.

Sendo que o desenvolvimento dessas competências devem ocorrer numa sequência progressiva ao longo de toda a escolaridade básica, tendo como referência o pensamento e a acção perspectivando o acesso dos alunos à Cultura Tecnológica [tão dominante na sociedade actual].

Ainda segundo o referido documento as aprendizagens nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deverão integrar saberes comuns a diferentes áreas curriculares e desencadear novas situações para as quais os alunos mobilizem, transfiram e apliquem os conhecimentos construídos gradualmente.

São estas situações que pretendemos implementar dentro e fora da sala de aula , duma forma transdisciplinar. Nessa perspectiva:

1º – Tivemos (e vamos continuar a ter) as TIC na Matemática, concretamente no âmbito da Geometria;

2º – Estamos a usá-las no âmbito da Língua Portuguesa.

É nesta perspectiva  que se apresentam as páginas a esta agregadas e que, como o próprio nome indica, apresentam diferentes utilizações das TIC, em sala de aula e os respectivos produtos dos alunos realizados no Magalhães e afins.

Isabel Almeida, 23/dez./2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s