Estudo Acompanhado

Um exemplo do que tem vindo a ser feito pelos alunos.

Outro exemplo, em que estando a recordar/consolidar os encontros consonânticos, o trabalho apela à acuidade visual dos alunos para encontrar as palavras e, depois, à escolha de algumas dessas palavras para com elas construir frases.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Área de Estudo Acompanhado, no caso do 1º Ciclo, é assegurada pelo professor e tem como finalidade contribuir para o sucesso educativo dos alunos, nomeadamente, nas áreas curriculares de Língua Portuguesa e/ou Matemática.

Dada a importância que a Língua Portuguesa (LP) tem no percurso formativo dos alunos, foi opção da docente direccionar esta área para a construção de aprendizagens e/ou seu aprofundamento e aperfeiçoamento na referida área.

Mas, para que os alunos não sintam que estão a fazer “mais do mesmo”, temos recorrido a estratégias de pedagogia diferenciada (relativamente às aulas curriculares de LP e de aluno para aluno, de acordo com as suas necessidades/dificuldades) de forma a estimularmos em alunos com diferentes capacidades e apetência pela escrita, a sua aprendizagem com correcção semântica, gramatical e ortográfica.

Para o efeito vamos recorrendo a diferentes recursos didácticos  apelativos para os alunos, mas também potenciadores do desenvolvimento da competência linguística de cada aluno em particular.

Aceitamos todas as sugestões que os pais/encarregados de educação ou  outros visitantes nos queiram dar.

Isabel Almeida, 01/Nov./2010

Ao longo das semanas outros trabalhos têm sido realizados pelos alunos, no âmbito do Estudo Acompanhado. Noto que os alunos já dominam melhor os encontros consonânticos/dígrafos trabalhados nestes momentos e realizam as actividades cada vez com maior facilidade.

Penso estar na altura de, com alguns alunos, alterar um pouco as propostas de trabalho, mas para já aqui ficam mais alguns exemplares dos seus produtos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se ao primeiro olhar os trabalhos parecem todos iguais, eles são, na realidade, bem diferentes, pois a criatividade na escrita das frases é bem diferente de aluno para aluno!

Isabel Almeida, 14/Nov./2010


 

2 respostas a Estudo Acompanhado

  1. Helena Monteiro Santos Vinagre diz:

    Olá, Isabel!
    Hoje, ando a espreitar o seu blog. É muito interessante! Estas fichinhas, preciosas, que também já me enviaram para o meu mail, são muito úteis e tenho-as usado com os meus alunos que retive no 2º ano. De forma mais lúdica, espero bem que os ajudem a escrever melhor.
    Votos de continuação de bom trabalho.
    De vez em quando, virei espreitar o blog.

    Bjs
    Helena

    • Olá Helena.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Essas fichas foram (re)construídas a partir de outras que também me foram sendo enviadas.
      Em sala de aula estão a funcionar, pois após os alunos as fazerem muitas outras situações são exploradas: scrita de frases com as palavras que constam nas fichas, famílias de palavras, histórias (iniciação à construção de textos…)
      Tenho mais algumas já elaboradas e estou a elaborar outras. Como este blogue também tem como finalidade a partilha, vou enviar-lhas.
      Espero que lhe sejam úteis.
      Jinhos.
      Isabel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s