Área de Projecto – Educação em Matemática

EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA

No âmbito da Área de Projecto, os alunos do 2º ano do Agrupamento de Escolas de Estarreja, andam a trabalhar o tema “A Educação em Matemática como meio para Formar para o sucesso Educativo”

Nesse sentido têm sido elaborados recursos didácticos para serem explorados em sala de aula, na forma de um Guião para o Professor e um Guião para o Aluno.

São esses documentos que vão sendo colocados nesta página. Para já apresentam-se os utilizados nas primeiras sessões de trabalho com os alunos.

AP_HISTORIANº_GA

AP_HISTORIANº_GP1

Isabel Almeida (02/10/10)

A temática escolhida  para trabalhar na Área de projecto foi, sem dúvida, interessante e muito motivadora para os alunos. Os “mistérios”  à volta de como o homem começou a sentir necessidade de fazer contagens, fazer representações numéricas deixam os alunos curiosos, entusiasmados, mas também perplexos.

  • – Como era possível, há muitos, muitos anos atrás os homens não saberem contar?
  • Então como é que eles faziam? …

Estas são apenas duas das muitas questões que os alunos levantam e, sessão a sessão, a motivação é maior e cada aula de Área de Projecto é esperada com motivação e interesse.

No âmbito do que temos vindo a trabalhar em sala de aula, os alunos nem se apercebem que estão a ganhar gosto pela matemática ao mesmo tempo que desenvolvem capacidades de comunicação, não só na área da Matemática, mas também a nível de leitura, escrita, pesquisa…

Para que quem visita esta página possa ter acesso aos instrumentos produzidos para o trabalho de sala de aula, eles aqui ficam:

AP_REPRES_NUMERICAGAluno_R3

Isabel Almeida, 20/Out./2010

Como a turma já teve diferentes sessões de trabalho no âmbito deste projecto, apresentamos algumas imagens dos trabalhos realizados com e pelos alunos.

1ª e 2ª sessão (aula) – Era um vez um pastor… (contagens)

Era uma vez um pastor...

... que não sabia contar, mas aprendeu a fazer a correspondência termo-a-termo (para cada ovelha ... uma pedra)

Mais um exemplo do trabalho realizado pelos alunos

Aqui fica, também, o texto informativo que serviu de base ao trabalho realizado pelos alunos e que, para além de estar no Caderno Diário de cada um, está afixado na sala de aula, em A3 e continua a ser lido e relido com interesse pelos alunos.


3ª e 4ª sessões – Questão-problema: Como será que foi surgindo a representação numérica?

É fundamental iniciar o trabalho com as ideias prévias dos alunos....

...discutir as mesmas, primeiro em trabalho de pares...

Depois em grande grupo (turma) para verificar que há aspectos comuns...

Mas também outras formas de ver... e pensar. Trabalho realizado tendo por base o texto Informativo.

Texto informativo que serviu para os alunos “encontrarem” a informação pretendida.

5ª e 6ª e 7ª sessões (a mesma questão-problema)

Texto informativo/ilustrativo que esteve na base do posterior trabalho realizado pelos alunos.

O texto sublinhado por um aluno, como forma de “marcar” a informação por ele considerada relevante (a revelar já uma metodologia de estudo própria).

Texto informativo elaborado para os alunos "recolherem" informação.

A ficha de trabalho realizada pelos alunos.

8ª e 9ª sessões – exploração da história do “Corvo que sabia contar…”

Tal como vem sendo habitual (salvo raras excepções), este texto foi trabalhado/explorado em duas sessões (semanas) diferentes, permitindo, deste modo, que os alunos lessem o mesmo e se apropriassem do seu conteúdo. Os alunos que ainda não sabem ler (2) ouviram a leitura dos colegas e aqueles alunos com mais dificuldades (na leitura) foram apoiados pela professora, tendo lido, pelo menos, um parágrafo do mesmo.

Todos os alunos participaram na aula, tendo respondido oralmente e/ou por escrito a questões sobre as informações contidas no texto.

Deste modo,  ao trabalhar uma das muitas histórias que fazem parte da História da Matemática e sua evolução ao longo dos tempos, trabalhou-se a leitura, interpretação e compreensão de textos,  fugindo da rotina dos textos do manual escolar.


10ª e 11ª sessões – continuação com a questão-problema inicial.

Como vem sendo hábito, as diferentes sessões de trabalho no âmbito desta área iniciam-se com uma breve contextualização e é apresentada alguma informação aos alunos, sobre a forma de textos informativo. (Em sala de aula não temos acesso à Internet, daí os alunos não poderem fazer uma pesquisa mais alargada)

Desta vez o texto apresentado aborda a evolução da representação numérica  na civilização chinesa.

Este foi um texto que os alunos adoraram ler e que despertou a curiosidade dos encarregados de educação (nas palavras dos próprios).

Um pouco de história sobre como foi surgindo a representação numérica chinesa… que serviu para os alunos identificaram factos  considerados relevantes .

Aprender a procurar a informação pretendida num texto (que é uma fonte documental), é uma competência a desenvolver com estes alunos, situação que eles começam já a dominar e que lhes vai servir em muitas das áreas de estudo do seu percurso educativo/formativo.

Em baixo alguns exemplos dos trabalhos dos alunos:

Isabel Almeida, 08/Dez./2010

12ª e 13 ª sessões – Texto informativo a ser trabalhado pelos alunos

” Os algarismos na civilização egípcia”

Isabel Almeida, 08/Jan./2011

Tal como se tem feito com todos os textos informativos que são apresentados aos alunos, também este foi explorado em sala de aula:

  • Foi feita uma leitura cuidada pela professora;
  • Foram ouvidas as ideias dos alunos;
  • Foram explicadas(os) todas as expressões/vocábulos que eram novos para os alunos;
  • Deu-se tempo a que cada aluno se pudesse “apoderar” do sentido do texto;
  • Deu-se oportunidade que cada aluno lesse uma parte do texto (mesmo os que sentem mais dificuldades, mas que apreciam estes textos e participam activamente nas aulas);
  • Foi explorado o texto através de um breve questionário que só podia ser realizado com a informação contida no mesmo.

Apresentam-se alguns dos questionários respondidos pelos diferentes pares:


Como sempre foram duas sessões de trabalho na Área de Projecto, visando a História da Matemática em que, simultaneamente, ao motivar os alunos para a Matemática, sua dinâmica, beleza e histórias, se trabalham competências de :

  • comunicação oral e escrita;
  • identificação/recolha de informação relevante numa fonte documental;
  • trabalho realizado a pares (o que não é fácil para esta faixa etária, mas que quanto mais cedo se iniciar, mais facilidade há em se conseguir sucesso, também, neste campo das atitudes).

Os recursos elaborados:

REPRES_NUME_egipcia

Isabel Almeida, 27/Jan./2010

Todas as semanas (1h/semana) tem sido dada continuidade ao projecto iniciado. Nas duas últimas temos andado a trabalhar a representação numérica na civilização romana. Esta foi uma civilização que deixou marcas em Portugal que ainda hoje prevalecem.

Ainda utilizamos a numeração romana em diferentes situações. Os alunos aprendem a numeração romana no 1º Ciclo, embora normalmente só no 3º ano de escolaridade. Estes alunos tiveram oportunidade de a aprender (e compreender como se chegou aos sinais que hoje usamos na sua escrita) até 10. Facilmente alguns alunos chegaram até ao vinte… e a sua curiosidade levava-os muito mais longe…

A intenção não era que os alunos aprendessem, um ano lectivo mais cedo, a numeração romana. Mas o facto é que a sua aprendizagem em nada os prejudica e foi facilitada pelo contexto envolvente.

Como o trabalho a realizar pelos alunos ainda não foi terminado, deixo, apenas, os recursos que estão a ser utilizados.

REPRES_NUME_registo_8

Produtos dos alunos…

Isabel Almeida, 26/fev./2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 respostas a Área de Projecto – Educação em Matemática

  1. Carolina Tavares Bastos Fonseca Pereira diz:

    Olá Professora!

    Gostei muito de ver a minha ficha neste blog tão giro. É muito bom ver os nossos trabalhos aqui.

    Beijinhos!

    Carolina Bastos

    • Bom dia Carolina.
      Ainda bem que gostaste do NOSSO blogue.
      Espero que os teus pais também tenham gostado e te ajudem a visitá-lo mais vezes.
      Quero que deixem as vossas opiniões, críticas… e sugestões.
      Beijinhos.
      Professora Isabel

  2. Pingback: Os números de 2010 | 2ºA_construindosonhosesaberes

  3. Luísa Macedo Mendonça diz:

    Olá Professora Isabel

    gostei muito dos trabalhos que temos no blog
    e os que andamos a fazer nas aulas também e, como a Carolina disse,
    é muito bom ver os nossos trabalhos aqui.

    Beijinhos da Luísa

    e até segunda Professora

    • Olá Luísa.
      Ainda bem que vieste ao blogue.
      É bom saber que gostas de ver os vossos trabalhos.
      Se vires bem já temos mais páginas com novos trabalhos vossos.
      Vai vendo que encontras muitos trabalhos teus.
      Beijinhos e bom fim de semana.
      Até segunda.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s