Outros problemas…

Um problema genuíno é uma situação em que, para o indivíduo [aluno] … uma ou mais soluções apropriadas precisam ainda de ser encontradas. A situação deve ser suficientemente complicada para constituir um desafio, mas não tão complexa que surja como insolúvel” (NCTM, 1998; 11)

No dia 6 de Maio, a exemplo do que vem sendo feito semanalmente, foi lançado um desafio aos alunos do 2º A: resolução de um desafio/problema em trabalho de pares.

O NÚMERO SECRETO

O desafio/problema era de fácil resolução e não teria nada que o tornasse problema e desafiante se não fosse o facto de:

  • nunca ter sido realizado com a turma nenhum problema semelhante ao apresentado;
  • a estratégia ideal para a sua resolução ser a comummente denominada “do fim para o princípio”, situação que ainda não havia sido trabalhada com os alunos, no contexto da resolução de problemas.

Aquando da leitura do seu enunciado (primeiro pela professora, depois pelos próprios alunos), nos primeiros momentos notou-se alguma perplexidade perante o mesmo mas, lentamente, os diferentes pares de trabalho foram tomando consciência do que era pedido no problema e começaram a resolver o mesmo, não recorrendo a nenhum esquema mais ou menos convencional e/ou já utilizado em sala de aula, mas à compreensão, ao cálculo mental e/ou de lápis realizado através do algoritmo.

Perante algumas situações de bloqueio dos grupos de trabalho a docente foi questionando os seus elementos, no sentido de despoletar ideias que os levassem à resolução do desafio/problema com sucesso.

À questão colocada pela docente: “Os pares desistem de resolver sozinhos o problema?” a resposta foi sempre negativa. Nenhum par desistiu até que encontrou a resposta ao desafio/problema.

Depois de todos os grupos terem resolvido o desafio foi feita a comunicação à turma sobre a forma como cada par chegou ao resultado final e, terminada a fase da comunicação, foi feita a correcção no quadro, utilizando um esquema sugerido por alguns alunos (com o apoio da professora), de forma a sintetizar e sistematizar os dados do desafio/problema e respectiva resolução.

No final foi pedido aos pares que, ao lado da forma como cada um havia resolvido o desafio/problema, colocassem o esquema a que se havia chegado entre todos (com o apoio da professora).

Aqui fica o desafio/problema, assim como algumas das formas como os alunos chegaram á sua resolução:

O recurso elaborado:

numeros_andreia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s