O S. Martinho

Esta é uma página que não podia deixar de se apresentar, pois, quem é que nunca festejou o S. Marinho? Quem é que nunca ouviu a sua lenda?

Desde o meu primeiro ano como professora que me lembro de comemorar este dia com os meus alunos, dentro e fora da sala de aula.

No dia 11, dia de S. Martinho, vamos fazer o nosso magusto para o qual os pais /encarregados de educação contribuíram com as castanhas.

Há já alguns dias que temos andado a aprender canções alusivas às castanhas, ao Magusto.

Hoje, na sala de aula tivemos oportunidade de trabalhar um texto elaborado para o efeito. Reconheço que para um 2º ano de escolaridade, o texto construído, tendo por base  alguma pesquisa, não é fácil e é um pouco longo.

No entanto o teor do seu conteúdo foi intencional. Nele pretendia que os alunos tivessem acesso a dois campos diferenciados – o que dizem os historiadores … e o que conta a lenda.

O texto foi lido período a período e todos os vocábulos novos e/ou menos usuais foram minuciosamente explicados e exemplificados não só pela professora, mas também por alguns alunos.

Nos próximos dias o texto irá ser trabalhado em mais pormenor pelos alunos. Provavelmente, alguns terão algumas dificuldades na sua leitura e interpretação/ compreensão. Mas, sem pressas espera-se que cada aluno se aproprie do conteúdo do texto, enriquecendo o seu vocabulário, os seus conhecimentos a nível históricos e comece a compreender a diferença entre um facto histórico e uma lenda: aspectos em que se diferenciam.

É extremamente importante que as leituras dos alunos, os textos que os alunos lêem, não se cinjam aos que os manuais apresentam. Um aluno é competente a nível de leitura quando é capaz de ler diferenciados tipos de textos, apresentados em suportes diversos  e referentes a assuntos com maior ou menor grau de complexidade.

Para quem quiser aceder ao texto e recursos seguintes para sua exploração, aqui fica:

A lenda de S. Martinho

Banda Desenhada_SMARTINHO

Isabel Almeida 09/Nov./2010

Hoje dia 11 de Novembro festejámos o S. Martinho com todos os alunos da Escola Básica Padre Donaciano.

Durante a manhã as actividades lectivas decorreram, normalmente, dentro das salas de aula. Após o almoço, pouco depois das 14h, os professores saíram com as respectivas turmas e juntaram no recinto atrás da cantina escolar (a essa hora decorriam actividades lectivas com os alunos dos 2º e 3º ciclos que não podíamos perturbar).

Ao som da música e da alegria das nossas crianças, alunos e professores cantaram, divertiram-se, comeram castanhas e beberam sumo.

Foi um dia diferente que começou com actividades realizadas na sala de aula, saíram dela e a ela voltaram.

Apresentam-se alguns registos do dia de hoje:


 

 

 

 

 

Claro que o fumo tinha de vir ter connosco!

 

 

 


 

Isabel Almeida, 11/11/10

No passado dia 9 de Novembro sentia algum receio relativamente à compreensão do texto sobre a vida e lenda de S. Martinho, elaborado para ser trabalhado em sala de aula. Esse receio devia-se, essencialmente, ao facto do texto ser longo e incluir muito vocabulário “novo” para os alunos.

No dia em que cada aluno leu, um parágrafo do texto, todos esses receios se esbateram. Nas palavras do Francisco “era um texto muito interessante … e passado 10 minutos já o lia todo sem dificuldades, compreendendo tudo!”

Claro que nem todos os alunos estão neste nível de competência linguística. Há muitos que demorarão algum tempo a atingir o domínio da leitura  (com compreensão) que  o Francisco e outros colegas já têm mas, como já o disse, passo a passo a competência linguística destes alunos vai sendo construída e, é nesta perspectiva, que todos os dias se trabalha em sala de aula.

Relativamente à ficha elaborada para interpretação escrita do texto, a sua correcção foi, também, uma agradável surpresa. A grande maioria dos alunos já é capaz de ir ao texto procurar a informação que lhe é pedida e formular, com correcção gramatical, a resposta a cada uma das questões.

Aqui ficam alguns exemplares, dos produtos dos alunos:


 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Isabel Almeida, 14/Nov./2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s